A disponibilidade e o preço do serviço podem variar de acordo com a sua localização.

Dicas

DICAS DE SEGURANÇA E PONTOS CEGOS

DICAS DE SEGURANÇA E PONTOS CEGOS

29/07/2019

O número de ciclistas pelas cidades aumenta diariamente e nessa mesma proporção o numero de acidentes também cresce, e o que fazer para reduzir esses números?
O cuidado com o ciclista não é só uma obrigação das pessoas que estão dentro dos automóveis e sim das duas partes, é bem comum analisar o trânsito e ver ciclistas fazendo barbaridades que podem colocar a sua vida em risco.

Separamos algumas dicas para tornar o seu pedal mais seguro, mesmo não sendo obrigatórias.

Primeira de todas e primordial: Uso de CAPACETES e ILUMINAÇÃO.

O capacete tem a função básica de proteger a cabeça do ciclista contra impactos, sejam estes por tombo ou uma batida em objetos, eles oferecem proteção contra traumatismo craniano e lesão cerebral.

Além disso, ele protege contra cortes e escoriações ou até mesmo protege do seu cabelo enroscar em algo derrubando o ciclista. Por incrível que pareça, é um acessório que ainda é bastante ignorado por muitos ciclistas.

A iluminação – Aconselhamos utilizar os faróis e sinalizadores.
não tem só a função de facilitar a visibilidade do caminho, deixando visíveis animais, buracos, lombadas, etc. Mas também facilita de o ciclista ser percebido, inclusive de dia a iluminação ajuda bastante, pois num golpe de vista um motorista consegue enxergar no retrovisor do veículo, não é a toa que boa parte dos carros modernos já sai com essa função. Os Day-Light.
Algumas dicas que vão ajudar você a se prevenir de acidentes.

Pontos Cegos.
Todo veículo tem pontos cegos, alguns mais outros menos. Se for um caminhão, os pontos cegos são maiores ainda devido sua altura.

Um exemplo visual dos pontos cegos de um carro.

Nunca pare em um ponto cego, é sempre mais seguro parar nos campos de visão ou até mesmo ocupar uma faixa de tráfego.
Ficar parado nos pontos cegos e sair junto com o carro na abertura do farol, são uma atitude muito perigosa, pois o motorista pode não ver o ciclista e até mesmo derrubando-o, com caminhões ou veículo grandes o perigo é até maior, pois a pessoa na bicicleta pode ficar embaixo do veículo em alguma curva.

Não só na saída de semáforos os pontos cegos são perigosos, mas durante o tráfego também é, então ao passar por ruas que cruzam a que o ciclista está, o cuidado deve ser redobrado, pois caso o veículo não tenha a bicicleta no visual, ele pode dar uma fechada no ciclista.
Em todos os casos uma iluminação dianteira ajuda bastante, pois ela chama atenção do motorista que existe algo ali, mesmo que ele não tenha contato visual.

Portadas.
Outro acidente muito comum envolvendo ciclistas e veículos é a abertura repentina de portas. Muitos motoristas são descuidados a abrem a porta rapidamente, sem conseguir ver o ciclista vindo. Então a dica para evitar um acidente ai é andar a uma distância segura, que permita a abertura completa de uma porta. Em pontos onde isso não é possível, redobrar a atenção e mais uma vez a iluminação dianteira ajuda muito nesse momento.

Cruzamentos.
Nem todo motorista é consciente e não da pra confiar toda a sua segurança em outra pessoa, então é sempre importante cruzar com cuidado, principalmente no período da noite. Aquelas ruas menos movimentadas, são as que oferecem um risco maior, pois a maioria das pessoas relaxa e reduz o nível de atenção. E lembre-se o carro tem toda uma estrutura que protege o motorista já o ciclista fica totalmente exposto.

Transitar na contramão.
Outro erro bastante comum, e perigoso.
O carro que transita no sentido contrário (no caso a mão correta da via) tem um tempo de reação menor para frenagem, pois a velocidade de encontro com o ciclista é muito maior.
Se algum veículo tiver cruzando a rua em alguma transversal, a atenção do motorista esta para o sentido que vem outros veículos, desviando a atenção da contramão.

Sinais vermelhos.
Nem precisamos falar que isso não é uma boa ideia não é mesmo?

Pedalar sobre as calçadas
Nessa situação o pedestre se torna a parte mais frágil, e eles podem não prestar atenção levando-os a serem atropelados, derrubando o ciclista e todo mundo se machucando.

A maioria das dicas pode ser minimizada com o uso de iluminação, pois é importante o ciclista sempre ser visto.

Faixas refletivas e cores fortes e claras também são algumas ideias que ajudam a ser visto
Pedale seguro, não de bobeira no transito e boas pedaladas.

Fonte: Calypso.

Outras Notícias