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Instalação e manutenção de ciclocomputadores
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Instalação e manutenção de ciclocomputadores

12/04/2013


Os ciclocomputadores são aparelhos, muito utilizados hoje em dia, que servem principalmente para marcar a velocidade mas que, dependendo do modelo podem ter várias outras funções como cronômetro, odômetro total e parcial, velocidade média, relógio, e os mais completos oferecem também altímetro e controlador de batimentos cardíacos do biker. Sua instalação é muito simples e pode ser feita por qualquer pessoa. Primeiramente você deve fixar o suporte do ciclocomputador no guidão de sua bike, o sensor com fio no garfo e o sensor ímã no raio. O sensor ímã deve estar alinhado e bem próximo ao sensor preso no garfo (foto da direita). 
Um fator muito importante a ser observado na colocação do sensor no garfo é a fixação do fio, que deve ficar bem preso e sem folgas mas de modo que não seja esticado na hora em que se vire o guidão. Para isso, você pode enrolar o fio pelo amortecedor (ou garfo) e pelo conduite do freio dianteiro (foto da esquerda, em vermelho). 

Depois de tudo pronto, é hora de tudo pronto é hora de regular o seu ciclocomputador, o que também é muito simples. Quando você liga seu aparelho pela primeira vez, aparecem no visor várias coisas piscando (na maioria dos modelos) e então, o primeiro passo é selecionar milhas por hora (mile/h) ou quilômetros por hora (km/h) em nosso caso, o km/h. Após esta seleção, aparecerá piscando no seu aparelho o número 2155 que nada mais é do que o comprimento da roda em milímetros (mm). Para descobrir o comprimento da sua roda, coloque sua bike em pé com a parte do bico da roda dianteira tocando o chão e marque o chão neste local. Depois, empurre a bike em linha reta até o bico tocar o chão novamente e marque novamente um ponto neste local em seguida, meça a distância de um ponto a outro;. Agora é só procurar no manual do computador, qual é o codigo que equivale aquele comprimento de roda e colocar no computador. Os computadores mais modernos, já vem com o codigo do diametro da roda e grossura dos pneus para você não precisar fazer essa medida. Se o seu aparelho tiver relógio, você deverá olhar no manual para poder acertar suas horas pois a maneira de acertá-lo variam de marca para marca. 


Como fazer a manutenção de seu ciclocomputador: 

Os ciclocomputadores não costumam apresentar problemas eletrônicos, os problemas mais frequentes são problemas simples de se resolver como por exemplo o desalinhamento dos sensores, oxidação dos contactos, etc. Aqui vai uma lista dos problemas mais frequentes e com dicas de como resolvê-los: 

Desalinhamento dos sensores: 

Quando ocorrere: Este problema ocorre mais durante trilhas devido aos fortes impactos, que acabam desalinhando os sensores portanto, quando o seu ciclocomputador parar de marcar a velocidade, a primeira coisa que você deve fazer é olhar se os sensores estão alinhados.
Sintomas: O ciclocomputador vai parar de marcar a velocidade e todas as outras funções que atuam quando a bike está andando pararam de funcionar. Como arrumar: basta alinhar novamente os dois sensores, como já foi explicado, e verificar se eles estão bem presos ao garfo e ao raio, para que o problema não ocorra novamente com facilidade. 

Oxidação dos contatos: 

Quando ocorre: Este problema geralmente ocorre quando você lava sua bike ou pedala na chuva; ou seja, pode aparecer quando você deixar molhar o seu ciclocomputador ou então quando você fica muito tempo sem tirá-lo da base.
Sintomas: O aparelho vai parar de marcar a velocidade ou vai marcar velocidade errada ou então vai ficar funcionando e parando de repente. Para consertar, é só você tirar seu aparelho da base e lixar os contactos do ciclocomputador e da base. 

Bateria fraca: 

Quando ocorre: Após muito tempo de uso (mais ou menos dois anos), o seu ciclocomputador pode ficar com a bateria descarregada e isso irá atrapalhar seu funcionamento.
Sintomas: Os números que aparecem no visor ficarão claros e seu aparelho apresentará imprecisão para marcar a velocidade. A única coisa que precisa ser feita é trocar a bateria por uma nova ou recarregar a sua se você tiver o recarregador mas não tem nada melhor que uma zerada (obs.: cuidado na hora de comprar a bateria para não comprar uma que não sirva no seu aparelho; se possível leve a velha na hora de comprar, para servir de amostra). 

Fio danificado: 

Quando ocorre: Este tipo de problema pode ocorrer quando você transporta sua bike, pois o fio pode engarranchar em algum lugar e você, sem perceber, quando vai pegar sua bike, acaba arrebentando o fio.
Sintomas: O ciclocomputador para de marcar a velocidade ou então fica marcando velocidades altas com a bike parada. Você pode achar onde o fio está arrebentado e soldá-lo; ou então, tirar o aparelho da bike e levá-lo a uma loja de bikes ou a um lugar especializado em concerto de equipamentos eletrônicos. Alguns modelos vendem o fio com o sensor separadamente, e essa é a melhor opção.
Obs.: caso você não consiga consertar o seu aparelho o melhor a fazer é levá-lo a uma loja especializada, pois você poderá piorar a situação.

Fonte: www.pedal.com.br

Produtos (similares) citados nesta "dica":

Ciclocomputadores

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