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Dicas

700C ou 29″?

700C ou 29″?

03/05/2013


Alguém que está montando uma híbrida mandou uma pergunta: melhor montar a bicicleta com aro 700c ou aro 29 polegadas?  qual a diferença de um e de outro?

pois bem, voltamos à questão da medida das rodas. um aro de bicicleta tem duas medidas. uma medida, a que sempre fazemos referência, é o diâmetro da sede, do encaixe do pneu no aro. essa medida é importantíssima, pois o pneu só ficará seguro e encaixado corretamente se essa medida sua for correspondente.

a segunda medida é a da largura dessa sede. ela também é muito importante.

ilustração furtada do site do sheldon brown. clique nela e vá ao texto original.

na ilustração acima, está tudo indicado, mas em inglês. a expressão “bead seat diameter” designa o diâmetro da roda. viram como é medido do encaixe do pneu? pois é aí que temos medidas como 700C, 29″, 26″, 650C e etc. mas esses nomes são nomes comerciais, seria melhor usar a denominação iso/e.r.t.o (que também aparece grafada na lateral do pneu, dentro de parênteses). mas ao fazermos isso, descobrimos que aro 700c tem 622mms de diâmetro, e aro 29″ também tem 622mms de diâmetro!

ora, seriam a mesma coisa? seria um caso de mero marketing da indústria enganando o consumidor desavisado?

não, não é isso. 700c e 29″ não são a mesma coisa, pois possuem o mesmo diâmetro mas não a mesma largura. voltando à ilustração acima, olhe a indicação “inner rim width”. ela designa a largura interna do aro. é nessa largura que está a diferença entre aros 700c e 29″. nos aros 700c, essa largura é de 13 mms. nos aros 29″, ela costuma ser de 19 mms em diante.

essa diferença de largura determinará que gama de pneus podemos encaixar naquele aro. num aro de 13 mms de largura, podemos encaixar pneus de 18mms a 25 ou 26 mms de largura. agora, já um pneu de 28 mms, pede no mínimo um aro de 17 mms de largura, sob pena de ficar o aro pressionando a lateral dos pneus no momento em que a roda encosta no chão, com o peso do ciclista sobre a bicicleta. essa é a causa de quase 90% dos casos de rasgos laterais de pneus de 28 mms colocados em speeds, que usam aros 700c (lembrando, 622 mms de diâmetro e 13 mms de largura). na melhor das hipóteses, haverá um desgaste prematuro da lateral do pneu, diminuindo sua vida útil – e também, claro, facilitando rasgar nesse ponto.

agora, aros de 19 mms permitem pneus mais largos. de 28 mms até pelo menos 54 mms de largura – pneu de 54 mms é o famoso 2,1 pol. de muitas MTBS.

assim, os aros de 29″ permitem desde o pneu mais fino, de 28 mms, até mais largos, os pneus de 2,1 pol. de largura. 29″ x 2,1 deixando a a roda com um diâmetro total imeeeeeenso! coisa que tem agradado muitos mountain-bikers, pois com esse diâmetro de roda a bicicleta parece atropelar qualquer obstáculo com facilidade.

mas há quem queira pneus mais largos ainda. e para isso são necessários aros mais largos ainda. no downhill, é comum que se utilizem aros com pelo menos 24 mms de largura, até 28 mms de largura. ainda não vi aros de 29″ com essa largura toda, mas nesse caso “vale a lei do chifre”:  a ignorância não implica na inexistência, ou o fato de vc desconhecer o chifre não quer dizer que não seja corno…

assim, se vc está montando sua híbrida, atente para esse detalhe da largura dos aros. e se vc tem uma 29er, e quer colocar pneus mais finos pra andar rápido no asfalto, também atente para esse detalhe, para não colocar pneus finos demais.

e claro, quando mudar o diâmetro da roda pela mudança de pneus – de mais finos para mais largos, ou de mais largos para mais finos – não esqueça de reprogramar seu ciclo-computador. diminuir a largura do pneu implica em diminuir o diâmetro total da roda. há uns anos um amigo que tinha uma MTB pulou de pneus cravudos de 2,1 para pneus slick de apenas 1 polegada de largura. a bicicleta ficou mais rápida. mas ele ficou impressionado com a velocidade que ela passou a atingir. velocidades fantásticas. só percebeu que essas velocidades eram irreais e seu ciclo-computador precisava ser reprogramado quando a distância entre sua casa e a casa da namorada aumentou em 1,4 kms, mesmo sem ter alterado o trajeto….

Fonte: http://asbicicletas.wordpress.com

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